data/documents/storedDocuments/{334263AD-A534-4B0E-AD1D-363427828AB4}/{73F17C2B-4A61-458C-AF49-76E7575B2807}/MJ.gif
pixel
pixel
pixel

pixel
pixel
  Avisos de Risco - Recall
 Gepac
 Comunicados e Respostas de Fornecedores
  Escola Nacional
 Institucional
 Cursos 2012
 Cursos realizados
 Escola virtual
  Entidades de Defesa
 Entidades Civis
  Educação para o Consumo
 Código de Defesa do Consumidor
 Aviso Saúde e Segurança
 Boletim Consumidor/Investidor
 Boletim Consumo e Finanças
 Boletim Consumo e Saúde
 Calendário do Consumidor
 Catálogo de Defesa do Consumidor
 Guia do Consumidor Estrangeiro
  Notas Técnicas
 Ações Civis Públicas - Plano de Saúde
  Histórico
 A Defesa e Proteção anterior ao CNDC
 Conselho Nacional
 Constituinte de 1988
 Lei nº 7.347, de 1985
 Lei nº 8.078, de 1990
  Consumidor no mundo
 Mercosul
 Foro Ibero-americano
 Atlas geopolítico
  Sindec
 Apresentação
 Acesso ao Sindec
 Estados Integrados
 Adesão
 Implantação
 Orientações Técnicas
 Indicadores de atendimento
pixel
pixel
  Serviços
Estrutura
Eventos
Legislação
Links
Mapa
Notícias
Publicações
Requisição de cópias
Seleção de consultor
pixel
pixel
pixel
pixel
Direito do Consumidor  »   Notícias
pixel
pixel
pixel
pixel

19/06/2009 - 16:21h

DPDC e Anvisa alertam sobre malefícios de remédios falsificados

Brasília, 19/06/2009 (MJ) - Para evitar e combater o uso de remédios falsificados pela população brasileira, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram, nesta semana, uma cartilha com informações sobre o tema.

A publicação alerta sobre alguns cuidados que o consumidor deve tomar para evitar a compra de remédios falsos ou sem autorização de comercialização.

Nos medicamentos originais, por exemplo, a embalagem do produto deve informar o registro do material (um código de 9 a 13 dígitos que sempre começa com o número 1); a embalagem precisa estar lacrada
e em bom estado de conservação; e o número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) deve estar presente, entre outras determinações. 

Outro alerta: nunca compre medicamentos em feiras, camelôs e pela internet. A comercialização deve ser feita pelas farmácias e drogarias autorizadas pela agência.

De acordo com o documento, os medicamentos falsificados mais comercializados e/ou apreendidos são os para disfunção sexual, emagrecimento, anabolizantes e os remédios com efeito abortivo.

O trabalho que vem sendo feito pelas autoridades brasileiras na área é reconhecido internacionalmente. O país é coordenador do Grupo de Trabalho de Combate à Falsificação de Medicamentos (GT/FAL) da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). Além do DPDC e da Anvisa, as ações contam com a colaboração das polícias Federal, Civil e Rodoviária Federal e da Receita Federal.

Informações e denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 1997 ou pelo e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br.

Clique aqui e confira a íntegra do documento elaborado pelo DPDC e pela Anvisa.

pixel
pixel
pixel
pixel
Busca
Ok
Buscar somente no tema Direito do Consumidor
pixel
pixel
Meus Dados
pixel
pixel
Banner de ligação com o Fale Conosco
pixel
pixel
Banner de ligação com o Tire suas Dúvidas
pixel
pixel
pixel
Retorna Sobe